Postagens

Mostrando postagens de junho, 2023

Membrana plasmática ( composição e suas funções).

Imagem
​ → Composição da membrana plasmática A membrana plasmática  é formada, principalmente, por lipídios e proteínas . Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular. A  membrana plasmática  é uma  estrutura   celular  que atua delimitando as  células , separando o interior celular do ambiente e funcionando como uma barreira que seleciona o que entra e o que sai. Essa estrutura possui espessura de cerca de 7,5 a 10 nm e é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, na qual encontramos proteínas inseridas.  

Organelas citoplasmáticas e suas funções

Imagem
​ As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula.  A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros . As organelas celulares estão envolvidas por uma  membrana plástica , responsável por garantir a função específica de cada uma. Além delas, o citoplasma possui o citosol e outras estruturas (ribossomos e citoesqueletos)

Probabilidade em genética.

Imagem
​ A probabilidade está presente em diversas situações que envolvem resultados possíveis (espaço amostral) e resultados favoráveis (eventos). Os jogos de azar, como o dado, as cartas e as loterias, necessitam dos cálculos probabilísticos na determinação das chances de um jogador ganhar ou perder.   A Genética é outra área que utiliza as teorias da probabilidade, pois os acontecimentos nesse ramo da Biologia envolvem eventos aleatórios, como o encontro dos gametas masculinos e femininos com determinados genes na fecundação. Vamos supor que um indivíduo heterozigoto para determinada característica (Aa) forma dois tipos de espermatozoides, A e a. Caso uma mulher também seja heterozigota, formará óvulos A e a. 

Ausência de dominância

Imagem
​ Dominância incompleta ou ausência de dominância: Em alguns casos,  os filhos de um cruzamento entre homozigotos com fenótipos diferentes, apresentam um fenótipo intermediário em relação aos genitores . Este é o caso da dominância incompleta ou ausência de dominância.

Radiações e contaminação celular

Imagem
​ Grandes doses de radiação podem causar morte celular, e doses mais baixas podem interferir nos sistemas de reparo molecular endógeno, na homeostase e na proliferação celular . Os danos a esses e outros componentes celulares podem resultar em hipoplasia progressiva, atrofia e, com o tempo, fibrose dos tecidos.

Bases nitrogenadas - DNA e RNA

Imagem
​ O  DNA (ácido desoxirribonucleico)  é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos.  Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. Nos organismos  eucarióticos , o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos  procariontes , o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide. O DNA é composto por nucleotídeos, os quais são compostos por três partes: Um carboidrato de cinco carbonos (pentose) Uma base nitrogenada  Um ou mais grupos fosfato No que diz respeito ao açúcar presente no DNA, é verificada a presença de uma  desoxirribose.  A desoxirribose é uma  pentose  que se diferencia da ribose por possuir uma  hidroxila  a menos que esse último açúcar.

1° e 2° lei de Mendel

Imagem
​ Em sua  primeira lei ,  Mendel demonstrou que cada par de alelos se segregam na formação de gametas. Dessa maneira, metade dos gametas leva um alelo do par e a outra metade dos gametas leva o outro alelo do par. Na segunda lei, Mendel fala sobre a segregação independente. Nessa lei, os alelos dos genes responsáveis por duas ou mais características são distribuídos independentemente para a formação dos gametas. Nesse caso, ocorre uma recombinação ao acaso.